quarta-feira, março 16, 2005

"Uma coisa disse Deus, duas vezes a ouvi: que o poder pertence a Deus."
Salmos 62:11

O que é poder? Você saberia dizer? A palavra poder significa força dinâmica, mas no sentido que estamos vendo significa: Deus agindo. O poder foi dado por Deus para realizarmos uma obra e seguindo uma lei:"Portanto, escrevo estas coisas estando ausente, para que estando presente, não use de rigor segundo o poder que Deus me deu para edificação e não para destruição." 2 Coríntios 13:10.

Quando Jesus concedeu poder aos seus apóstolos, o fez com um objetivo, para que não houvesse manifestação desse poder a esmo, para que eles não usassem esse poder da maneira que bem entendessem: "E, chamando os discípulos, deu-lhes poder sobre os espíritos imundos, para os expulsarem e para curarem toda enfermidade e todo mal." (Mateus 10.1) Esse poder era para ser usado na edificação de Seu reino, só isso.
Muitos crentes andam confusos sobre a utilização desse poder, achando que ele é destinado para satisfazer seus caprichos humanos, um bom exemplo disso foi vivenciado por Tiago e João, em Lucas 9:54 "Senhor, queres que digamos que chova fogo do céu e os consuma, como Elias também o fez?" Jesus foi claro: "Vós não sabeis de que Espírito sois." Portanto, o poder é força, porém controlada por Deus. "A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza "(2 Coríntios 12:10), portanto para que Deus aja com poder, em primeiro lugar temos que reconhecer nossa fraqueza, porque assim não nos vangloriaremos do resultado dessa operação, por isso está escrito "Sem mim nada podeis fazer." , portanto, não é o homem agindo em lugar de Deus, porque isso não é poder, isso é fraqueza.

Em segundo lugar, a operação desse poder segue uma lei absoluta: a Palavra de Deus. Essa é a lei do poder. Como disse o Pastor Abuchaim, Deus nunca deu licença, nem a si mesmo, para agir fora da sua Palavra. Quando Deus diz sim, tem que ser sim até o fim, nem que para isso Ele tenha que empregar todas as suas forças. E quando diz não, também empenha tudo o que Ele é e tem para que isso seja confirmado. Isso é o poder de Deus. E quando temos confiança absoluta na palavra de Deus, o poder de Deus se manifesta. Um exemplo da aplicação da lei do poder foi o daquele capitaão que se dirigiu a Jesus dizendo: "O meu criado está miseravelmente enfermo, quase à morte", mas para que o teu poder opere a cura, eu já conheço a lei, o que le pediu a Jesus? Uma palavra! Pedro passou a noite inteira e não pescou nada, desanimado voltou à praia, emprestou seu barco para Jesus pregar para uma multidão, em seguida o Senhor o ordena que volte ao mar. Pedro ainda era intermitente, argumentou já pesquei a noite inteira e nada apanhei. Mas experimentou a lei do poder: Sobre a tua palavra vamos lançar a rede. E o que aconteceu? O poder de Deus para cumprir a palavra dada ao seu servo fez com que cardumes de peixes transbordassem naquele lugar. Porque houve a manifestação do poder? Porque a Palavra nunca falha! Deus vela e zela por cada palavra que sai de Sua boca para a cumprir.

Mas por que será que as vezes usamos tanto a Palavra de Deus e não acontece nada? Porque usamos a palavra para resultados que nós queremos, não a estamos usando para os resultados que o Senhor quer. O próposito da Palavra é divino, precisamos reconhecer essa verdade: "Assim será a palavra que sair da minha boca: ela não voltará vazia, antes fará o que me apraz e prosperará naquilo que a enviei. " (Isaías 55:11). Parece que esquecemos disso " fará o que ME apraz", não é o que nos apraz. O Senhor é quem propõe a Plavra, quem a executa e o objetivo dela ou o seu cumprimento é porque Ele quer. Somos portadores, e não temos autoridade para propor, nem modificar, nem determinar o que ela deve fazer. Essa é a profecia de Deus. E quando Ele fala não há nada que o impeça, não há nada que detenha o seu poder.
Temos que ter o sentido exato da sua profecia, isso nos fará conhecer como tratar a Sua palavra. Nem todas as pregações que ouvimos ou que temos feito são profecias. Estamos usando a Bíblia, mas não exclusivamente como a Palavra de Deus. Está havendo confusão. O Senhor disse: "Esse profeta fala de si mesmo. Anda dizendo: Assim diz o Senhor, mas fala de si mesmo". Isto não pe profecia de Deus. Ao nos levantarmos para pregar a Palavra, torna-se necessário verificar se ela ainda vem da parte de Deus, ou se está apenas sendo apenas um pretexto para a nossa mensagem. Mas se a tomamos como a Palavra de Deus, e a entregamos admitindo que é o Senhor falando, Deus se propõe a atuar com o seu poder.

Que Deus abençoe cada dia mais a sua vida.

Lavínia Nalin
Missionária da Igreja Cristã Época da Graça
São Paulo

2 comentários:

Unknown disse...

A paz é verdade,, temos aprender que o senhor é comandate de nossa vidas,, ele faz tudo,, ordena a hora de tudo acontecer na nossa,, obrigado senhor me ensina cada dia mas a ser um vaso de valor sei que não sou merecedor do teu grande amor,, spu apenas um pecador inutil nessecitadpo de ti meu senhor opera em mim o teu milágre AMÉM

Unknown disse...

Amém! Senhor opera em nós o teu querer e nos dirige pelas veredas de tua justiça, por amor de teu santo Nome (Jesus)! Amém. Que a Graça e a Paz do Senhor esteja sobre todos e todas, não só hoje, mas eternamente.