sexta-feira, março 18, 2005

"O céu e a terra passarão mas as minhas palavras não hão de passar"
Mateus 24:35

Ainda sobre o poder de Deus, acredite!
Ando tão impressionada porque ultimamente tenho visto tantas igrejas mornas, e entenda bem, são mornas, não porque não falam em linguas, não porque não há manifestação dos dons ou coisa do gênero, são mornas porque não acontece mais regenaração, não há mais transformação. As pessoas entram e saem da mesma forma, agindo da mesma maneira, sofrendo com os mesmos problemas, e por quê? Porque não crêem mais na Palavra. Não como Palavra de Deus, não como caminho a seguir, não como preceito de vida eterna.
No intuito de ganhar o mundo, trouxeram o mundo para dentro da igreja.
A igreja passou a fazer concessões tentando ganhar o mundo, mas acontece que o mundo não é regido pela palavra, o seu príncipe é outro, com isso foram deixando de orar, foram deixando de buscar, foram transformando a Casa de Deus em ponto de encontro e não em local de adoração, e com isso sua fé foi desvanecendo, esfriando, porque aquele que é amigo do mundo é inimigo de Deus. E com esse esfriamento foram buscando alternativas para o poder, o misticismo entrou nas igrejas e isso, digo de camarote e carteirinha, porque vim do Espíritismo e hoje vejo muitíssimos elementos que eram do centro dentro das igrejas, o que alguns chamam de simbolismos para reforçar a fé.
Mas a fé vem de ouvir a Palavra e quando a Palavra vem sem mistura e é pregada com convicção, o poder de Deus se manifesta, não é simbolismo é realidade.
Esse texto em Mateus só reforça o quão verdadeira é a lei que rege o poder de Deus. Deixa absolutamente claro que tudo o que Ele respeita e o que mais se empenha é em cumprir a sua palavra.
Esses dias li um versículo que achei tremendo: "Porém o Senhor disse a Moisés: Seria pois encurtada a mão do Senhor? agora verás se a minha palavra te acontecerá ou não." Números 11:23. Deus não deixou por menos, quer você acredite ou não, vou fazer, e vou fazer para que você saiba que ainda que o homem não tenha palavra, eu tenho, o que eu digo eu faço. Que tremendo isso. Se Deus diz: crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e a tua casa, se cumprirá essa verdade. Se Deus diz: Se ouvires atentamente aminha voz, tendo cuidado de guardar todos os meus mandamentos, eu te exaltarei sobre todas as nações da terra. E se nós realmente dermos ouvidos, andarmos segundo a Sua Palavra, Ele nos exaltará, com certeza.
Não basta pronunciar a Palavra é preciso vivê-la.
"Agora pois, o Senhor, olha para as suas ameaças, e concede aos teus servos que falem com toda ousadia a tua palavra; enquanto estendes a tua mão para curar, e para que se façam sinais e prodígios pelo nome do teus santo filho Jesus."
Atos 4:29-30

Ainda sobre o poder de Deus, como manifestá-lo através da Palavra de Deus? Confiando o máximo possível na Palavra que é transmitida, isso é tudo, precisamos, necessitamos de toda confiança na Palavra de Deus, e isso realmente é motivo de oração. Devemos orar sempre pedindo a Deus quenos dê essa bênção de termos confiança absoluta em sua palavra, principalmente quando a transmitimos.
Nesse texto o que mais me espanta é que os servos não oram, não oram, não oram para que as ameaças acabem ou que o inimigo seja vencido, mas que lhes seja concedida a ousadia para continuar pregando, para continuar sendo um canal da operação desse poder através da palavra de Deus. É como se eles dissessem "olha Senhor, não nos importamos com o que o inimigo está falando, não nos importamos se ele tem alguma arma preparada para nós, não nos importamos com seu jogo sujo, só nos importamos com uma coisa: em pregar a tua palavra com confiança, porque se pregarmos sem confiança aí sim estaremos completamente derrotados. Sabemos que se crermos absolutamente na tua palavra, ela desencadeará uma onda de poder tão grande que o inimigo não resistirá, porque essa é a Tua vontade. Não haverá ninguém que resista, homem nenhum, potestade alguma poderá deter o seu operar. Só existe um perigo, deixarmos de crer nessa Palavra, aí sim morreremos.
Esse negócio foi tão sério que o Senhor concordou imediatamente com essa oração; "E tendo orado, moveu-se o lugar emq ue estavam reunidos; e todos foram cheios do Espírito Santo, e anunciavam com ousadia a Palavra de Deus." (Atos 4:31)
Quem não crê não pode levar outros a crerem! O inimigo tem levado multidões de crentes a duvidarem da Palavra de Deus e assim perderem-se no caminho. Aprendi a muitos anos a orar como Paulo antes da ministração da Palavra, sempre peço a Igreja, independentemente de terem acabado de orar ou não para que clamem novamente a Deus "para que me seja dada, no abrir da minha boca a palavra com confiança, para fazer notório o mistério do evangelho" (Efésios 6:19) O inimigo tem trabalhado incessantemente para que deixemos de crer, porque ele sabe que quando falamos com confiança levemos os outros a crer também. Nunca me esqueço de uma jovem chamada Lilian, que frequentava uma reunião de evangelismo da qual fazíamos parte numa concessionária, que um dia se aproximou de mim e comentou: "Adoro quando chego aqui atribulada e vejo seu esposo pregar, ele fala com uma convicção tão grande, como um professor que chega na sala de aula e diz abra seu livro na página 116 e você verá como funciona seu coração e nós abrimos e a lição está lá..." Esse comentário marcou minha vida, ela tinha confiança como um aluno que aprende, que deposita em seu professor a confiança de que verdadeiramente ele conhece a matéria, e que matéria essa, o aprendizado do caminho com Cristo.

quinta-feira, março 17, 2005

Essa semana parei para pensar como a Palavra faz falta na minha vida. E faz falta em todos os sentidos, mas o que percebi foi que tenho uma necessidade enorme de conversar sobre a Palavra de Deus, de comentar o que leio, de ouvir outras pessoas falarem o que entendem e principalmente de escrever.
Não que eu escreva bem, mas é uma necessidade da minha alma. Parece que quando começo a escrever meu coração desafoga, minha mente fica mais tranquila, fico mais calma, ouço Deus falar com mais clareza. Sinto uma necessidade enorme de ouvir Deus falar, tem momentos que eu gostaria de ouvir o som de sua voz, não para me responder sobre questões absurdas ou falar sobre problemas notórios, nada disso. Tenho vontade de ouvir a voz de Deus como quem ouve a voz do pai.

Sabe quando a gente vai caminhando pela rua e comenta as coisas que vê ou seu pai cheio de experiência fala sobre aquilo que percebe? É assim que tenho necessidade de Deus. É tão absurdo isso, tenho vontade de tocá-lo, tenho vontade de abraçar Deus, tenho vontade de deitar a cabeça no seu colo e ficar bem quietinha, ouvindo sua voz mansa conversando comigo, como quem fala com um amigo. Será que as pessoas pensam assim? Que não tem coisa melhor do que esse amigo? Ninguém vale tanto a pena quanto Ele, ninguém me entende tão bem quanto Ele, ninguém sabe tão bem o que vai no meu coração quanto meu pai.
Essa associação me encanta, de ter um pai tão terno que sabe compreender todas as minhas dificuldades e também minhas abobrinhas, meus medos e minhas vacilações, Deus do céu, só ele prá me aguentar.
Preciso dele, preciso do seu sustento, preciso de sua mão sobre a minha, preciso de seu braço prá me amparar, homem nenhum, nenhum pode fazer isso por nós, por mim.
Aceitar-me do jeito que sou e como sou. Só ele.

quarta-feira, março 16, 2005

"Uma coisa disse Deus, duas vezes a ouvi: que o poder pertence a Deus."
Salmos 62:11

O que é poder? Você saberia dizer? A palavra poder significa força dinâmica, mas no sentido que estamos vendo significa: Deus agindo. O poder foi dado por Deus para realizarmos uma obra e seguindo uma lei:"Portanto, escrevo estas coisas estando ausente, para que estando presente, não use de rigor segundo o poder que Deus me deu para edificação e não para destruição." 2 Coríntios 13:10.

Quando Jesus concedeu poder aos seus apóstolos, o fez com um objetivo, para que não houvesse manifestação desse poder a esmo, para que eles não usassem esse poder da maneira que bem entendessem: "E, chamando os discípulos, deu-lhes poder sobre os espíritos imundos, para os expulsarem e para curarem toda enfermidade e todo mal." (Mateus 10.1) Esse poder era para ser usado na edificação de Seu reino, só isso.
Muitos crentes andam confusos sobre a utilização desse poder, achando que ele é destinado para satisfazer seus caprichos humanos, um bom exemplo disso foi vivenciado por Tiago e João, em Lucas 9:54 "Senhor, queres que digamos que chova fogo do céu e os consuma, como Elias também o fez?" Jesus foi claro: "Vós não sabeis de que Espírito sois." Portanto, o poder é força, porém controlada por Deus. "A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza "(2 Coríntios 12:10), portanto para que Deus aja com poder, em primeiro lugar temos que reconhecer nossa fraqueza, porque assim não nos vangloriaremos do resultado dessa operação, por isso está escrito "Sem mim nada podeis fazer." , portanto, não é o homem agindo em lugar de Deus, porque isso não é poder, isso é fraqueza.

Em segundo lugar, a operação desse poder segue uma lei absoluta: a Palavra de Deus. Essa é a lei do poder. Como disse o Pastor Abuchaim, Deus nunca deu licença, nem a si mesmo, para agir fora da sua Palavra. Quando Deus diz sim, tem que ser sim até o fim, nem que para isso Ele tenha que empregar todas as suas forças. E quando diz não, também empenha tudo o que Ele é e tem para que isso seja confirmado. Isso é o poder de Deus. E quando temos confiança absoluta na palavra de Deus, o poder de Deus se manifesta. Um exemplo da aplicação da lei do poder foi o daquele capitaão que se dirigiu a Jesus dizendo: "O meu criado está miseravelmente enfermo, quase à morte", mas para que o teu poder opere a cura, eu já conheço a lei, o que le pediu a Jesus? Uma palavra! Pedro passou a noite inteira e não pescou nada, desanimado voltou à praia, emprestou seu barco para Jesus pregar para uma multidão, em seguida o Senhor o ordena que volte ao mar. Pedro ainda era intermitente, argumentou já pesquei a noite inteira e nada apanhei. Mas experimentou a lei do poder: Sobre a tua palavra vamos lançar a rede. E o que aconteceu? O poder de Deus para cumprir a palavra dada ao seu servo fez com que cardumes de peixes transbordassem naquele lugar. Porque houve a manifestação do poder? Porque a Palavra nunca falha! Deus vela e zela por cada palavra que sai de Sua boca para a cumprir.

Mas por que será que as vezes usamos tanto a Palavra de Deus e não acontece nada? Porque usamos a palavra para resultados que nós queremos, não a estamos usando para os resultados que o Senhor quer. O próposito da Palavra é divino, precisamos reconhecer essa verdade: "Assim será a palavra que sair da minha boca: ela não voltará vazia, antes fará o que me apraz e prosperará naquilo que a enviei. " (Isaías 55:11). Parece que esquecemos disso " fará o que ME apraz", não é o que nos apraz. O Senhor é quem propõe a Plavra, quem a executa e o objetivo dela ou o seu cumprimento é porque Ele quer. Somos portadores, e não temos autoridade para propor, nem modificar, nem determinar o que ela deve fazer. Essa é a profecia de Deus. E quando Ele fala não há nada que o impeça, não há nada que detenha o seu poder.
Temos que ter o sentido exato da sua profecia, isso nos fará conhecer como tratar a Sua palavra. Nem todas as pregações que ouvimos ou que temos feito são profecias. Estamos usando a Bíblia, mas não exclusivamente como a Palavra de Deus. Está havendo confusão. O Senhor disse: "Esse profeta fala de si mesmo. Anda dizendo: Assim diz o Senhor, mas fala de si mesmo". Isto não pe profecia de Deus. Ao nos levantarmos para pregar a Palavra, torna-se necessário verificar se ela ainda vem da parte de Deus, ou se está apenas sendo apenas um pretexto para a nossa mensagem. Mas se a tomamos como a Palavra de Deus, e a entregamos admitindo que é o Senhor falando, Deus se propõe a atuar com o seu poder.

Que Deus abençoe cada dia mais a sua vida.

Lavínia Nalin
Missionária da Igreja Cristã Época da Graça
São Paulo