quarta-feira, março 02, 2005

"Mas eis, para quem olharei: para o pobre e abatido de espírito, e que treme da minha palavra." Isaías 66:2

A palavra de Deus diz que seus olhos estão a procura dos seus fiéis na terra e aquele que anda num caminho reto, esse O servirá. Deus é conhecedor de nossas fraquezas, de nossas limitações, não há nada encoberto diante de sua face, assim são os caminhos dos homens. O Senhor conhece seus filhos antes mesmo de serem gerados e ele confirma isso quando diz que os seus olhos nos viram informes dentro do ventre de nossa mãe, em Ezequiel diz claramente "Eu sei a tua origem, eu conheço a tua história".

Então porque tememos, porque hesitamos em fazer a sua vontade?
Porque somos pobres de espírito e nesse instante o Senhor se inclina para nós.
Nesse instante que vivemos, que estamos mergulhados em lutas profundas, nesse instante em que estamos sem direção, sem saída, o Senhor se inclina para nós e ouve o nosso gemido. É nesse momento que manifesta seu poder e nos revela seu imenso amor.... para quem olharei? Para o pobre e abatido de espírito, aquele que treme da minha palavra.
Aquele que ouve a voz do Senhor e reconhece sua nulidade, aquele que ouve a palavra de Deus e se humilha como aquele publicano ao lado do fariseu..."Senhor tem misericórdia de mim que sou pecador" , é para estes que o Senhor se inclina de seu trono e responde. Aquele que reconhece que somente o Senhor pode fazer algo por ele, aquele que reconhece que pela força de seu braço jamais chegará a lugar nenhum. Aquele que aprendeu a doce dependência de seu Espírito.
Que Deus te abençoe a cada dia e nos sustente na Sua presença.
Porque aquilo que temia me sobreveio; e o que receava me aconteceu.
Jó 3:25

Em um determinado momento Jó disse: o mal que eu temia me sobreveio. Deus sabia que Jó era fiel, mas Jó talvez não confiasse "plenamente" no Senhor, ele sabia no entanto, tinha plena convicção em seu coração que tudo quanto ele tinha alcançado em sua vida, sua prosperidade, seus filhos, seus bens, seu respeito, tudo era favor de Deus. Jó conseguia reconhecer sua limitação como homem diante do Senhor, mas talvez temesse o desamparo de Deus.

O que eu temia me sobreveio....talvez Jó em seu coração visse sua própria nulidade, como nós muitas vezes, talvez esse justo tivesse consciência de sua fraqueza, de seus pecados, de suas falhas, por isso sacrificava por seus filhos, porque temia no seu coração que Deus pudesse ter em conta as suas obras, obras humanas e se isso viesse a acontecer Jó tinha consciência de que nenhuma obra pode justificar o homem, porque Deus discerne as intenções dos pensamentos e dos corações.
Muitas vezes nós nos encontramos da mesma forma, fazendo sacríficos humanos, buscando o favor de Deus, esperando que Ele na sua infinita misericórdia olhe apenas para a obra que realizamos e não para nós, porque somos vis. Mas acontece que Ele escolhe as coisas vis deste mundo. Glória a Deus. Ele veio para os doentes, ele veio para os pecadores, veio para redimir as nossas vidas. Me diga, quantos de nós ainda jejua pelas suas famílias, oferecendo seu corpo em sacrifício vivo diante do altar de Deus esperando que através da oferta o coração Dele se mova em favor daqueles que se hão de salvar, esquecendo-nos da promessa em sua Palavra de que se crermos, nós e a nossa casa serviremos a Deus, nós e a nossa casa será salva.
Talvez estejamos como Jó, dependentes do poder de Deus, crentes na sua obra, reconhecendo nossa posição de vasos, mas sem confiar plenamente na habilidade, na experiência e na segurança do Oleiro. Temos medo de sermos quebrados, temos medo da dor da perda, temos muitas vezes o medo de sermos moldados, esquecendo-nos do poder Daquele que nos criou e que fez perfeitas todas as coisas. Mas no amor não há medo antes o perfeito amor lança fora o medo; porque o medo envolve castigo; e quem tem medo não está aperfeiçoado no amor, é o que está em I João 4:18.
Deus sabia que Jó era fiel, Deus confiava no amor que seu servo lhe tinha, mas talvez precisasse provar a seu filho que o Seu amor nunca vacilaria, e também é assim conosco, toda prova que vem de Deus tem um propósito. Um propósito santo de nos tornar mais parecidos com Seu filho, um propósito de edificar nossas vidas Nele, de nos dar a convicção de que o Seu infinito amor nunca falha, mas permanece conosco eternamente. E não há outro meio de revelar-nos esse amor se não for no desamparo humano, quando todos ´nos voltam as costas, Ele está lá, quando todos se afastam com medo das enfermidades, Ele nos estende a mão, quando todos se esquecem porque estamos no fundo poço, Ele nos recolhe.
É para termos essa certeza que Ele permite que tragamos no nosso corpo as marcas de seu amor, de seu amparo, para dizermos como o apóstolo Paulo disse: não me importunes mais porque trago no meu corpo as marcas de nosso Senhor Jesus Cristo, as marcas do nosso testemunho, as marcas de um amor verdadeiro, de um amor valoroso, de um amor altruísta, de um amor dedicado.

Que Deus te abençoe a cada dia.