quinta-feira, maio 26, 2005

"Se te cansas correndo com homens que vem a pé como farás quando eles vierem a cavalo? Se tão somente em paz estás confiado, como farás quando a enchente do Jordão transbordar?".
Jeremias 12:5
Ontem São Paulo amanheceu submerso, literalmente afogado, tamanho o aguaceiro. Tem gente dizendo que foi a maior chuva nos últimos 38 anos e por aí vai.
Mas essa chuva toda só me fez lembrar uma coisa: "Se te cansas correndo com homens que vem a pé como farás quando eles vierem a cavalo? Se tão somente em paz estás confiado, como farás quando a enchente do Jordão transbordar?". O profeta Jeremias estava no maior estreito, imagine a situação daquele homem, o "único" que ouvia a voz de Deus no meio de um povo confuso que não queria dar ouvidos à voz do Deus verdadeiro por estar enredado por um mar de mentiras. Para poder ser usado dessa forma sem se corromper pelo mal que o cercava, esse homem tinha passado por um preparo duro, para poder aguentar a perseguição, o desprezo e tudo o que podia derrubá-lo.
As vezes quando estou ministrando para os jovens costumo falar para as meninas (sem preconceito por favor) se elas sabem de cor, na ponta da língua, quantas janelas a casa de sua mãe têm. É impressionante como elas não sabem, todas têm que parar e pensar na quantidade de cômodos para poder responder. E aí vem o diagnóstico: não estão prontas para casar.
Por favor não riam....é verdade! De quanto em quanto tempo as janelas de uma casa são limpas? A da sua casa? Eu mesma não sabia quando casei e descobri que tinha 6 lá me esperando....Não podia ficar cansada, nem passar para ninguém a tarefa da limpeza que eu não gostava de ajudar a minha mãe a fazer e agora eu mesma não tnha dinheiro para pagar alguém para fazer. Quando minha mãe me mandava fazer o serviço da casa, nunca entendi que Deus estava me preparando para algo que seria meu.
Há um ministério bem grande aqui em São Paulo, a esposa do pastor dirigente nos contou que quando era jovem e morava para os seus pais era encarregada de fazer o almoço para seus nove irmãos, sua família era enorme e ela reclamava muito porque além dos onze componentes da casa ainda vinham amigos e conhecidos do trabalho do pai, então tinha que ficar na cozinha por horas preparando e por mais meia dúzia de horas limpando!
Quando ela conheceu seu esposo e começaram logo a trabalhar na obra de Deus percebeu e compreendeu o que o Senhor tinha feito com ela. O ministério recebeu a benção de Deus e começou a crescer rapidamente e constantemente os pastores, obreiros, irmãos e irmãs vinham para sua casa para receber orientações, discutir diretrizes de como a obra deveria ser feita e o que acontecia? Todos almoçavam na sua casa. O que poderia ser um tormento para qualquer mulher para ela era cosquinha....tirava de letra, estava preparada para cozinhar para um batalhão e acabou sendo testemunho para os irmãos da igreja que a viam sempre disposta e pronta para tudo. Deu prá entender?
Deus faz o mesmo conosco de diversas formas, se estivermos sempre calmos, tranquilos, sem nenhum problema não vamos crescer, não vamos aprender nada. Mas se de vez em quando vier uma tribulação, uma dificuldade somos obrigados a pensar, somos obrigados a buscar no Senhor a direção, a força, a sabedoria em como resolvê-las, a providência, a graça, o sustento para nossas vidas, o apóstolo Paulo é um exemplo vivo disso, foi ele quem disse um dos versículos mais pronunciados pelos cristãos: "Tudo posso Naquele que me fortalece!. Tudo! Posso padecer fome, perseguição, angústia, dor, abandono, desprezo, frustrações, tudo! Sei que em tudo o Senhor me sustenta, é isso que ele está dizendo. E nós?
Se não enfrentarmos nenhuma dificuldade o que será de nós? Você já deve ter visto que quando vem uma enchente não dá tempo de fazer nada, apenas correr e salvar sua vida. As pessoas que vivem em locais onde as enchentes são frequentes aprendem a construir portas de contenção, mas também aprendem que quando a água começa a subir não há tempo de salvar nada a não ser a si mesmas.
A salvação, o aprendizado com Deus é um processo contínuo, todo dia temos algo para conhecer, para aprender, para ser fortalecidos, áreas de nossa vida que precisam ser tratadas, um processo para ser passado, tudo com um único propósito, nos tornar mais parecidos com Cristo, masi próximos Dele, mais resistentes às perseguições de satanás, mais sábios diante de suas astúcias, mais conhecedores de Sua palavra, de Suas promessas, de nosso destino se estivermos firmes.
Não sabemos como será o nosso futuro, não sabemos ou melhor, não temos conhecimento do tamanho do ministério que Deus reservou para nós amanhã. Pode ser um almoço para 20, 30 pastores, mas pode ser o ministério da palavra, pode ser o ministério de aconselhamento (você já reparou que só quem passou por tudo pode aconselhar?).
Aceite a vontade de Deus na sua vida sabendo que a vontade de Deus é perfeita, pura e agradável para nós, afinal de contas a benção de Deus enriquece e não acrescenta dores. Só experiência.

quarta-feira, maio 25, 2005

Acho que vi um gatinho....

"Pois assim diz o Senhor à casa de Israel: Buscai-me, e vivei."
Amós 5:4

Não consegui tempo prá escrever nesses últimos dias, mas estava bastante ansiosa por isso. No sábado ganhei dois presentes de Deus, o primeiro, acredite foi um gato, um gato de verdade, desses que faz miau e fica pulando prá cima e prá baixo. Só que esse só gosta de ficar no colo.
O Estevão adorou, colocou o nome dele de Marshmellow, é lógico que ele ainda não consegue escrever desse jeito também.
O que me chamou a atenção é que nunca tivemos um gato, nossa casa já parece um zoológico, tem peixe, passarinhos, cachorro, teoricamente seria apenas mais um animal, mas não foi isso que Deus fez conosco. Deus mandou um bicho que quase ninguém em casa gosta e que ninguém sabe nada a respeito dele. Como isso é estranho, provoca uma insegurança, insegurança diante do desconhecido. E aí fui vendo que cada pessoa reage de uma forma diante desse medo.
Tem pessoas que tem medo do que já viveram, outras tem medo daquilo que não viveram e tem pessoas que tem medo de viver...
É exatamente disso que quero falar, do medo de viver. Medo de se expor, medo de se comprometer, medo de ser reprovado, medo de ser aprovado. Aliás, você sabia que tem gente que lida tão mal com a aprovação quanto com a reprovação? Verdade. Como não acreditam em si mesmas têm medo das pessoas descobrirem que são uma fraude, uma mentira, um engano, mesmo sem serem, mas elas acham que são. Outras têm medo de serem felizes porque já foram uma vez e acreditam que podem não ser da mesma maneira. Outras por terem sofrido muito se enclausuram em si mesmas para não sofrerem mais e aí sofrem da mesma forma por causa do isolamento.
A palavra de Deus diz em 1 João 4:18 no amor não há medo antes o perfeito amor lança fora o medo; porque o medo envolve castigo; e quem tem medo não está aperfeiçoado no amor. Sabe por que? Porque amor implica em confiança, lembrando do que está escrito em Coríntios: o amor não suspeita mal. Se amamos verdadeiramente a Deus porque não confiamos que Ele fará o melhor para nós, porque suspeitamos (essa é a verdade) de que Ele nos deixara sofrer em vão ou que Ele é indiferente ao nosso sofrimento, não é estranho isso, pare prá pensar. Como pode uma pessoa que nos amou tanto que foi capaz de dar a própria vida para morrer em nosso lugar ser indiferente ao nosso sofrimento, à nossa dor? Não bate.
Foi isso que o gatinho lá em casa me fez pensar, será que não era melhor mandá-lo embora, afinal não entendo nada de gatos, não sei como brincam, não sei o que comem, não sei como se comportam, não sei se dará certo ficar com ele....você já não pensou assim?
Será que vou dar a cara prá bater, será que não vou sofrer, será que não vai ser tudo em vão?
Será que você não está pensando que Deus te esqueceu?
Será que não está pensando que Deus não te capacita para tudo?
Será que não está pensando que Ele não vê por aquilo que você passa, já passou e vai passar?
Gente, acorda!
Deus é Deus de ontem, de hoje e eternamente. Aquele Deus que sofreu por mim lá atrás, sofreu prá que eu e você não sofressemos mais, nem hoje e nem amanhã, mas prá isso você tem que confiar cegamente de que Ele cuida, de que Ele trata, que Ele sustenta, que Ele sabe o que é melhor, portanto só falta uma coisa: buscá-lo, saber o que Ele pensa, o que Ele quer e o mais difícil, obedecer.
E pode ter certeza de que se fizer isso, o gato que chegou na sua casa, na sua vida só vai te trazer alegria, afinal, não cai uma folha de árvore sem que Ele permita.
Busque a Deus, ouça sua voz, confie Nele.... e viva, sem medo!

beijos e que Deus te abençõe mais a cada dia

Lavínia NalinIgreja Cristã Época da Graça
http://www.missionarylavi.blogspot.com./

terça-feira, maio 24, 2005

Gente,

embora esse texto tenha sido dado para um irmão muito querido, o Senhor me tocou de compartilhá-lo com o seu coração.
Espero que edifique sua vida.
beijos
lavi
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
"... Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o viticultor.Toda vara em mim que não dá fruto, ele a corta; e toda vara que dá fruto, ele a limpa, para que dê mais fruto."João 15:1-2
Minha avó chamava-se Catarina, seu apelido em Ribeirão Preto onde morava era Dona Tutcha, não me pergunte o porquê, não tenho a mínima idéia. Acredito que fosse conhecida por mais da metade da cidade, primeiro por ser solícita e também por seu caráter, um misto de doçura e firmeza, sabia ceder mas sem perder seus princípios ou renegar sua origem. Minha avó era uma mulher da roça. Uma mulher admirável acredite.
No quintal dela onde passei momentos maravilhosos tinha uma arvorezinha não muito alta, 1.65m talvez, não chegava a dois metros com certeza, o detalhe é que essa figueirinha vivia cheia de figos, na época de figos é claro, falo isso porque só depois de adulta é que percebi que havia época prá se dar fruto afinal gente de cidade compra no mercado, lá não, no interior quando era época os carroceiros passavam durante o dia gritando de porta em porta e era muito lindo, porque seus carrinhos estavam todos verdes, todos amarelos, todos marrons conforme o tempo.
Na época da colheita minha avó fazia uns 200 kg de doce de figo em calda, era a sobremesa obrigatória, você abria a geladeira e estava lá o pote ou a tigela cheia de figos e aquilo para mim era uma coisa normal, até o dia que fui no sítio da Tia Nenzinha, irmã da minha avó, que ficava atrás da reserva florestal de Batatais, lá tinha uma figueira imensa, mas imagine imensa mesmo, a maior árvore que você possa ter visto na sua vida. Assim era a bendita. O povo da região dizia que se escondêssemos cem homens nos seus galhos nenhum deles poderia ser visto e dez homens de braços abertos não rodeavam seu tronco, uma enormidade que fazia com que a gente se sentisse minúsculo diante de tamanha fortaleza. Muitas vezes voltei lá e continue achando que era uma das maiores maravilhas da natureza até o dia que resolvi procurar figos nela e tive a grata surpresa de saber que ela nunca havia dado nenhum.
Impressionante é isso mesmo nenhum. Eu não me conformava com isso e fui perguntar como é que podia uma coisa dessas, uma figueira minúscula dava figo prá mais de ano como diz o povo e aquela monstruosidade não dava nada?!
Você tem idéia por que? Porque a bendita e enorme figueira nunca tinha sido podada. As árvores frutíferas tem que receber poda para poder produzir, a figueira pequenina da minha avó era podada todo ano por isso não crescia, por isso vivia carregada daqueles frutos que eu cheguei a ficar enjoada de tanto comer. Cada vez que minha santa avó ia lá e cortava seus ramos ela lançava mais fundo suas raízes, ficava mais forte, produzia mais seiva e dava mais figo. A outra em compensação cresceu à vontade, ficou linda é verdade, falada, notada por todos por ser majestosa, por ter porte, por ter aparência, mas na hora do fruto, nenhum.
Nós também somos assim, não somos? Podemos até ser pequeninos, viver de poda em poda, levando como o mundo diz um monte de lambada, de um lado e de outro, afrontas de toda espécie e todo tipo de perseguição, mas são as podas que nosso pai celeste nos dá, para que possamos dar fruto, fruto com perfeição e com abundância. Nada melhor do que sofrer por um Deus que não olha a aparência, que não se deixa enganar pelo porte ou pelo desempenho em qualquer atividade. Melhor de tudo é sofrer por um Deus que discerne as intenções dos pensamentos e do coração do homem, um Deus que vai no profundo, na nossa intimidade, que sonda todos os nossos sentimentos, conhece nossas limitações e sabe como trabalhar em nós.
Bom é confiar nele, descansar nele, sabendo que sua mão precisa não nos machucará, antes fará de tudo para que nossas raízes ao contrário da natureza humana, não busque forças na terra, mas busque forças e esteja firmada na Rocha que é Cristo, que coisa maravilhosa.
Fique em paz, haja o que houver tenha paz no seu coração, saiba que o Senhor te chamou e te escolheu para uma grande obra, você tem muito, mas muito valor para ele. No tempo certo e determinado irá te exaltar sobre a terra, de forma que todos saibam, tremam e temam pelo poder do Senhor na sua vida, de maneira que todos, todos os povos venham e saciem a sua fome, sabendo que no abrir da sua boca há fruto, há alimento, alimento verdadeiro que vem do altar de Deus.
Sem mistura.
com carinho
Lavinia Nalin
Igreja Cristã Época da Graça
http://www.missionarylavi.blogspot.com./
"Pois assim diz o Senhor à casa de Israel: Buscai-me, e vivei."
Amós 5:4
Não consegui tempo prá escrever nesses últimos dias, mas estava bastante ansiosa por isso. No sábado ganhei dois presentes de Deus, o primeiro, acredite foi um gato, um gato de verdade, desses que faz miau e fica pulando prá cima e prá baixo. Só que esse só gosta de ficar no colo.
O Estevão adorou, colocou o nome dele de Marshmellow, é lógico que ele ainda não consegue escrever desse jeito também.
O que me chamou a atenção é que nunca tivemos um gato, nossa casa já parece um zoológico, tem peixe, passarinhos, cachorro, teoricamente seria apenas mais um animal, mas não foi isso que Deus fez conosco. Deus mandou um bicho que quase ninguém em casa gosta e que ninguém sabe nada a respeito dele. Como isso é estranho, provoca uma insegurança, insegurança diante do desconhecido. E aí fui vendo que cada pessoa reage de uma forma diante desse medo.
Tem pessoas que tem medo do que já viveram, outras tem medo daquilo que não viveram e tem pessoas que tem medo de viver...
É exatamente disso que quero falar, do medo de viver. Medo de se expor, medo de se comprometer, medo de ser reprovado, medo de ser aprovado. Aliás, você sabia que tem gente que lida tão mal com a aprovação quanto com a reprovação? Verdade. Como não acreditam em si mesmas têm medo das pessoas descobrirem que são uma fraude, uma mentira, um engano, mesmo sem serem, mas elas acham que são. Outras têm medo de serem felizes porque já foram uma vez e acreditam que podem não ser da mesma maneira. Outras por terem sofrido muito se enclausuram em si mesmas para não sofrerem mais e aí sofrem da mesma forma por causa do isolamento.
A palavra de Deus diz em 1 João 4:18 no amor não há medo antes o perfeito amor lança fora o medo; porque o medo envolve castigo; e quem tem medo não está aperfeiçoado no amor. Sabe por que? Porque amor implica em confiança, lembrando do que está escrito em Coríntios: o amor não suspeita mal. Se amamos verdadeiramente a Deus porque não confiamos que Ele fará o melhor para nós, porque suspeitamos (essa é a verdade) de que Ele nos deixara sofrer em vão ou que Ele é indiferente ao nosso sofrimento, não é estranho isso, pare prá pensar. Como pode uma pessoa que nos amou tanto que foi capaz de dar a própria vida para morrer em nosso lugar ser indiferente ao nosso sofrimento, à nossa dor? Não bate.
Foi isso que o gatinho lá em casa me fez pensar, será que não era melhor mandá-lo embora, afinal não entendo nada de gatos, não sei como brincam, não sei o que comem, não sei como se comportam, não sei se dará certo ficar com ele....você já não pensou assim?
Será que vou dar a cara prá bater, será que não vou sofrer, será que não vai ser tudo em vão?
Será que você não está pensando que Deus te esqueceu?
Será que não está pensando que Deus não te capacita para tudo?
Será que não está pensando que Ele não vê por aquilo que você passa, já passou e vai passar?
Gente, acorda!
Deus é Deus de ontem, de hoje e eternamente. Aquele Deus que sofreu por mim lá atrás, sofreu prá que eu e você não sofressemos mais, nem hoje e nem amanhã, mas prá isso você tem que confiar cegamente de que Ele cuida, de que Ele trata, que Ele sustenta, que Ele sabe o que é melhor, portanto só falta uma coisa: buscá-lo, saber o que Ele pensa, o que Ele quer e o mais difícil, obedecer.
E pode ter certeza de que se fizer isso, o gato que chegou na sua casa, na sua vida só vai te trazer alegria, afinal, não cai uma folha de árvore sem que Ele permita.
Busque a Deus, ouça sua voz, confie Nele.... e viva, sem medo!