terça-feira, julho 05, 2005

Eu fariseu - Dorian Soutto

Fico pensando se eu não sou um fariseu dos tempos modernos. Minha maneira de pensar muitas vezes não é diferente do que era um fariseu na época de Jesus. Conheço a Deus, estudo Deus, mas às vezes me coloco em um pedestal como se fosse melhor que outras pessoas. Fico a coar um mosquito e não vejo um camelo. Outras vezes, no intuito de agradar a Deus, acabo esquecendo-me do próprio Deus, e não o reconheceria se Ele estivesse pessoalmente a um palmo de meu nariz.

Há alguns anos atrás, tive uma experiência que fui entender somente através do tempo, e cada vez que lembro o ocorrido parece que aprendo algo mais. Uma delas é que eu posso pensar e agir como um fariseu. Vamos ao fato...

Lá estava eu no asilo municipal em um domingo de sol fazendo uma visita, juntamente com um amigo. Ele tem um ministério com os idosos e faça chuva, faça sol, este meu amigo sempre está lá. E através dos anos foi confirmada sua fidelidade em levar a palavra para aquelas pessoas que um dia foram como nós - tiveram uma família como nós.
As vezes este meu amigo vai sozinho, outras vezes algumas pessoas o acompanham, e neste dia eu era uma delas, apenas com meus olhos assistia aquele jovem levar a mensagem a uma dezena de senhoras e senhores com os olhos fitos nas cartolinas com desenhos bíblicos. Tudo isto ocorre no pátio e logo após nos direcionamos aos quartos para visitar aqueles que estão impossibilitados de sair. Em um dos quartos existia alguém que já chamávamos de irmão devido a sua decisão em entregar a vida à Cristo. Mas também tinha um senhor que eu não conhecia, que estava ali estático, totalmente imóvel com boca e olhos abertos olhando para o teto. Como eu ainda estava no corredor olhando para dentro do quarto, puxei uma pessoa que é mais antiga na cidade e perguntei quem era. Ele me falou o nome e sussurrou que esta pessoa tinha sido um homem terrível, uma das pessoas mais ruins que ele havia conhecido.

Já dentro do quarto, notei fralda e escaras, significava que aquele corpo magro já estava naquela posição há muito tempo. Ao lado direito do quarto, um senhor falava alto e sorria e no lado esquerdo apenas um corpo sobre a cama. Minha mente já tinha formado um conceito ruim sobre aquela pessoa, alias tinham me adiantado isto. Inconscientemente, eu estava dizendo "está pagando pelo que fez".
Chegou a hora de ir embora e, antes de sairmos, o velhinho sorridente que chamávamos de irmão pediu para que cantássemos um cântico que ele tinha ouvido nós cantarmos lá fora no pátio. "O grande amor do Senhor" dizia ele. Sem problemas! Trouxeram o violão e começamos a louvar a Deus: O grande amor do Senhor nunca cessa... Quando estávamos quase no final do cântico eu observei algo no rosto daquele moribundo totalmente imóvel. Uma copiosa lágrima saiu de seus olhos, sua feição não mudou, mas lagrimas começaram a rolar por sua face. Aquilo me comoveu, pensei comigo que o cântico o teria feito, mas, através dos anos, Deus foi colocando em meu coração que naquele quarto havia duas pessoas que tinham se reconciliado com o Pai. O poder da palavra de Deus. Aquele homem parecia não ter qualquer contato com o mundo exterior, quem olhava para ele diria que apenas estava aguardando a morte, estava ali sem poder falar, condicionado a apenas olhar o teto. Onde estavam seus familiares? Seus amigos? Com certeza pelo fato de sua ruindade tinha sido deixado por todos. Apenas uma enfermeira o visitava vez ou outra para limpa-lo e alimentá-lo.
Mas louvado seja Deus, que não esquece de nós, o grande amor do Senhor nunca cessa, ele move os céus e a terra para salvar um dos seus pequeninos, cria situações para que a palavra chegue aos ouvidos de suas ovelhas. Aquele homem ouvia a palavra todas as vezes que era pregado ao seu parceiro de quarto, e quem sabe não entregou sua vida a Cristo no mesmo dia de seu parceiro? Quem sabe as lágrimas não foi um meio de comunicar com o mundo externo que o grande amor do Senhor chegou até ele. Nós não sabemos a batalha que aquele homem travava em sua mente, mas a voz do Senhor trovejou, ela é poderosa, quebra o cedro do Líbano e esmiúça a rocha. Algum tempo depois fiquei sabendo que ele morreu. Se dependesse de mim, eu, fariseu, aquele homem não teria sido salvo. Não movi uma palha para a mensagem chegar até aquela alma. Mas Deus sim! Embora somos infiéis, Ele permanece fiel.
Fiquei entristecido e até mesmo envergonhado por não ter atentado para aquele detalhe de outra forma, mas Deus me colocou como espectador naquela hora para ensinar-me preciosas lições. Mudamos muito rápido nosso conceito de valores, nos preocupamos com a liturgia do culto, com a corda do violão, com o relógio, com a visita no asilo, mas Deus vem e me ensina que uma vida vale mais que o tesouro do mundo todo. O nosso mestre não tinha um microfone, não tinha uma igreja suntuosa, folhetos e outros apetrechos. Mas tinha a água da vida que por onde passava dava de beber aos seus pequeninos. Nunca o vimos curar por atacado, ele ia individualmente, olhava nos olhos sabia o valor de cada alma. Assim é o nosso Pai, ele nos chama pelo nome e nós reconhecemos a sua voz.
Levemos o doce evangelho a toda criatura, porque a ardente expectação da criatura espera a manifestação dos filhos de Deus... Na esperança de que também a mesma criatura será libertada da servidão da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus. (Rm 8.19-21).

Bendita seja a hora em que pecador e remidor se encontram, momento em que os céus festejam e a gloria de Deus é manifestada.

Abraços,
Dorian Soutto

segunda-feira, julho 04, 2005

Lindos de Morrer

"O coração alegre aformoseia o rosto"
Provérbios 15

Você já viu alguém lindo de morrer? Com certeza. É, dessas pessoas que a gente perde que meio o fôlego porque são totalmente diferentes daquilo que vemos quando olhamos no espelho. Então são essas. Lindas, perfeitas, ou por serem altas, ou talvez por serem mais baixas, podem ser gordas, magras, morenas, loiras, tanto faz, o campo das pessoas lindas de morrer não tem restrição, nem formatação de qualquer espécie. As vezes elas nem são realmente lindas, são na verdade especiais. Possuem um brilho, um charme como diz o mundo, mas é algo que não sabemos explicar direito, simplesmente passam uma harmonia ou qualquer coisa do gênero que nos deixam presos a elas como que fascinados.
Acredite elas existem no meio do povo de Deus, há algum tempo atrás conheci algumas pessoas assim, só que ultimamente elas estão se tornando meio raras e fui questionar com Deus. Houve uma época na minha vida, principalmente na adolescência que eu achava que esse tipo de beleza e fascínio estava profundamente ligado a aparência física, quilos, calorias e cabelos, ah é verdade, cabelos são o tormento de muita gente, nunca consegui entrar em nenhum tipo de lista de belos ou belas, também pudera com um cabelo que nem o meu, impossível. Não sou parte desse seleto grupo de mulheres que lavam o cabelo, chacoalham de um lado para outro e pronto, lá estão cachos ou madeixas de caimento perfeito, não, o meu exigia bobs (que muita gente nem sabe mais o que é), touca, secador, alisamento, relaxamento, esse negócio da chapinha que todo mundo acha o máximo agora, já conheço desde os 12, mas naquela época era coisa só para negros, agora democratizamos, quem quer ter cabelo escorrido é fácil, chapinha neles.
Voltando, com o passar do tempo descobri que não adiantava, não ia ter cirurgia plástica que desse jeito, alisamento ou qualquer coisa do gênero, eu não tinha o padrão de beleza que o mundo prega: não sou magrinha, não tenho cabelo liso e principalmente não sou loira, embora às vezes quando eu ligue a televisão tenha a nitida sensação de que moro na Suécia. Não, eu era uma pessoa bem comum, como qualquer outra e fui vivendo, fazendo o possível para ficar melhorzinha. Um dia, quando comecei a ir na igreja onde me converti, engraçado eu nunca gostei de sentar no último banco ou nos do fundão ( o Rev. Wagner tem razão ....) escutei o pastor falar com um jovem que estava sentado bem atrás de mim e ao escutar a voz do moço, comentei com meu marido: "que voz linda" e ele concordou comigo. Passados alguns minutos deram a oportunidade para um tal de Edson louvar e ele foi para a frente, era um rapaz bem negro, negro mesmo, sem nenhum traço de suéco e quando ele abriu a boca eu pensei: "olha o dono da voz". Ali ele falou sobre estarmos firmados na palavra de Deus, sobre o seu sustento no tempo da angústia e sobre a certeza de termos o Senhor ao nosso lado e louvou e eu confesso, vi poucos rapazes tão bonitos como ele. Era uma coisa impressionante, fiquei até com medo, "que é isso menina, você é casada, babando desse jeito?". O detalhe é que quando falei com meu marido ele concordou, que coisa!
Passaram-se os anos, meu cabelo melhorou muito, ainda luto horrores com a balança, mas aprendi coisas essenciais sobre a beleza, coisas que nenhum curso, creme ou tratamento consegue fazer para deixar alguém lindo. A palavra de Deus diz em Provérbios 15, que o coração alegre aformoseia o rosto; mas pela dor do coração o espírito se abate. Você com certeza já viu alguns pregadores, levitas ou irmãos dentro da casa do Senhor que quando começaram a louvar, a pregar ou mesmo orar, seja em silêncio ou barulhêncio como eu digo e foram tomados pelo Espírito Santo em intima comunhão com Deus e o seu rosto se iluminou. Você percebeu o tom de voz diferente, uma nota não alcançada, um coração ardendo, essa é a beleza que o mundo não conhece e não consegue ter. Uma beleza que é totalmente democrática, Deus a dá para quem quer, é gratuita, é só buscar e receber. Ele a dá com gosto e satisfação e é essa satisfação e esse gozo que percebemos. A beleza de um coração adorador. Ultimamente essas pessoas lindas tem diminuido, mas ainda há tempo, tempo para mim e para você entrarmos no salão de beleza de Deus e recebermos o tratamento gratuito, tratamento que dá prá qualquer revista de moda notificar: Antes e Depois. O antes de Deus e o depois do seu poder, o pecador antes e o remido depois, o angustiado, triste, doente, deprimido e o liberto, feliz, satisfeito depois, pare prá pensar quem pode fazer uma transformação dessa?!
Uns meses atrás o Senhor me mostrou que o Salão de Beleza Celeste ainda está em pleno funcionamento e graças a Ele não é preciso marcar hora: o atendimento é simultâneo, mas garante exclusividade, afinal Ele sabe como ninguém como tratar cada dificuldade, cada limitação, alguns casos são mais difíceis é verdade, mas com o tempo todos ficam perfeitos, como Ele, quando isso ocorre, são levados daqui, essa obra perfeita só Ele contempla. Vi que o salão estava funcionando a todo vapor, era dia de Ceia e fui mais cedo prá Igreja (a minha tem vários cultos durante o domingo) e quando abriram a porta lateral, vi um rapaz do grupo de louvor com uma jovem do grupo de dança, confesso: perdi o fôlego! Não pelo terno, olhos claros e gravata azul clarinha, nem pelos cabelos loirinhos e o sorriso doce da Patrícia, não era isso, era outra coisa, quando subimos para a sala das crianças e todos começaram a orar, pude compreender o porquê. Eram corações derramados diante Dele, corações quebrantados diante do único Deus vivo, corações dispostos a verdeiramente adorar Aquele que era, é e sempre será. Caí de joelhos e chorei muito, eu que pensei que o salão tinha se fechado pude ver com os olhos da fé que Ele estava ali, adornando seus filhos, transformando, purificando, preparando para uma linda festa, onde Ele é o mais lindo convidado, o nosso noivo!
Quer saber de uma coisa de verdade? Deixe-se tratar por Deus, abra seu coração, entregue suas idéias emaranhadas para que Ele resolva da melhor forma, quer corte ou não, o Seu Espírito vai clareá-las. Sua mente confusa terá certeza de tudo quando olhar pelo espelho e ver que você está mais próximo Dele, mais parecido com Ele, não haverá espanto, nem medo, porque com certeza estaremos lindos de morrer!
beijos e fique com Deus.

Lavínia Nalin
Igreja Cristã Época da Graça