terça-feira, abril 05, 2005

Depois veio o Senhor, parou e chamou como das outras vezes: Samuel! Samuel! Ao que respondeu Samuel: Fala, porque o teu servo ouve.
I Samuel 3:10

Ontem cedo, lendo o texto do Pastor Gondim, do Missionário Daniel fiquei pensando acerca das coisas do Senhor e desse "sentimento revolucionário" que o Espírito Santo provoca em nossos corações quando conhecemos a Verdade. Mas à noite na aula, o Senhor verdadeiramente impactou minha vida através do meu professor, o pastor Islei, é como se Deus tivesse limpado o terreno, afofado a terra, porque queria colocar uma semente preciosa dentro do meu coração e é essa semente que quero compartilhar com meus amigos.

Muitos de nós não tiveram o privilégio de nascer em um berço cristão, assim como eu, passaram pelas agruras dos valores mundanos, alguns passaram pelas mãos de satanás e puderam gozar a doce e grandiosa graça do Senhor Jesus. Eu creio profundamente que não podemos deixar que esse "sentimento revolucionário" morra, e para que isso não aconteça é preciso que eu e você abramos nossos ouvidos e ouçamos atentamente a voz do Senhor: " E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus." Romanos 12:2

O menino Samuel ouviu essa voz, Deus não fez nenhuma acepção quanto ao seu estado, nem quanto a sua idade ou ao seu conhecimento, afinal de contas, Samuel ainda era tenro em idade, não servia efetivamente no templo apenas atendendo ao sacerdote Eli, não tinha conhecimento verdadeiro do que significava a lei, mas o Senhor sondou seu coração e viu ali o temor, a fidelidade, a coragem que aquela criança tinha. Existem pessoas que acreditam que crianças não percebem a verdade porque ainda não estão na idade da razão, em parte isso é correto, mas as crianças percebem com clareza a diferença existente entre o discurso e a prática. Convivendo no templo com Eli e seus filhos, Samuel via o que era feito naquele lugar e o Senhor o escolheu para mudar aquela situação e falou com ele. E ele ouviu.

Ouviu que não bastava estar na casa do Senhor, ouviu que não bastava apresentar-Lhe sacrifícios, ouviu que não bastava a aparência de santo, ouviu que o Senhor não suporta a conivência com o pecado, que o Senhor não tem meio termo, que Ele é longânimo, mas também se ira e que depois de inúmeras oportunidades, digo isso porque Eli e seus filhos tiveram a vida toda para servir a Deus de verdade, Ele estava cansado e iria dar um basta!
O que mais me impressiona em Samuel é ele não hesitou em entregar totalmente o que o Senhor havia lhe dado, que mesmo sendo pequeno, mesmo sabendo que podia ser castigado, sofrer duras consequências, afinal de contas ele não era da família. Em sã consciência, você aceitaria as críticas de um estranho, de um jovem, de uma criança?

Samuel deu o fruto esperado, não se conformou com a situação em que o povo estava, não se rendeu aos pés de Saul sendo ele rei, ele poderia ter cedido ao fascínio que o poder exerce, mas não se rendeu, não se preocupou com o que os outros iriam dizer, seu compromisso era com Deus. E é isso que o Senhor quer de mim e de você, que nós não nos conformemos com o que vemos, que não aceitemos o que está fora da palavra de Deus, que não a manipulemos segundo nossos interesses ou nossa vontade, que O respeitemos verdadeiramente Deus e Senhor de nossas vidas, que não tenhamos medo de pregar a verdade, que não nos intimidemos diante das situações, que não nos acostumemos diante do que é usual apenas porque é usual, porque é o costume, porque todo mundo faz, porque todo mundo aceita.
Deus quer comprometimento meu e seu para com a Sua verdade e que "preguemos com ousadia a Palavra de Deus".

Deus te abençõe e te dê desejo de conhecê-Lo mais a cada dia.