quinta-feira, agosto 24, 2006

Como então ter fé

"Daqui em diante ninguém me importune; porque eu trago no meu corpo as
marcas de Jesus." Gálatas 6:17


Nós sabemos que a fé vem de ouvir a palavra, mas esse ouvir está intimamente ligado a praticar a palavra, o que quero dizer com isso? Se a pessoa não pratica o que ouve, se não vive o que prega, dificilmente terá fé.

Eu me lembro que no começo de minha conversão (em sentido figurado pois estou me convertendo até hoje) conheci um casal e a esposa no caso estava passando pelo mesmo processo que eu de libertação, um dia, o rapaz passou a tarde toda no bar com os amigos, ele ainda estava na fase de ter vergonha de nomear-se um crente e questionado vários vezes acerca do assunto,
esquivou-se nas respostas e conseguiu escapar ileso de todas as gozações.

Passaram-se horas ali nas brincadeiras, piadinhas, porções de queijinho e calabresa, mas hora vai e hora vem era tempo de ir para a igreja, passou na casa da sogra para buscar a esposa e ali o espírito maligno se manifestou, ele se encheu de coragem e foi repreendê-lo, quando ouviu a seguinte resposta: "Você? Com essa barriga cheia de lingüiça, vem me mandar sair? Eu é que vou te pegar" e saiu correndo atrás do moço.

Queridos, foram quarteirões correndo, muros pulados e portas batendo até que chegasse em casa e ligasse para o pastor desesperado. Pode parecer engraçado, mas o que foi que o fez sair correndo? A falta de confiança em Deus, a falta de fé no nome de Jesus Cristo. Ele se sentiu acusado, mas com certeza não culpado de ter passado o tempo ali, ele se sentiu culpado de não viver o que pregava. Pesou em seu coração suas atitudes evasivas diante de situações em que deveria ter tomado uma posição e com isso se esqueceu de que não são as obras que nos tornam dignos, mas a confiança absoluta em um amor capaz de entregar-se por alguém que não mereça.

Quem já não passou por provas na escola e mesmo sabendo o assunto ainda que superficialmente, ficava com medo de colocar a resposta na folha do gabarito? Essa é a diferença de quem estuda ou não. É a diferença de ter intimidade com o Senhor ou não, de conhecer a Jesus profundamente ou não.

Quando não conhecemos a fundo não confiamos e não confiamos porque não conhecemos de verdade.

Quem confia em estranhos a ponto de entregar-lhe a própria vida? Por isso o apóstolo Paulo disse com tamanha convicção, "não me importune" porque ele sabia em Quem cria, conhecia a fidelidade de Deus porque a tinha vivenciado nas mais diversas situações, sendo apedrejado, descendo por cestos, saindo de naufrágios, sendo picado por serpentes... Ele sabia que o Deus que o acompanhava e Ao qual ele servia estivera com ele em todo o tempo. Sabia que não o desamparara e nem o desampararia. Nunca. Que aquele Senhor era digno de confiança, que cumpria com aquilo que prometia indiferentemente de qual fosse a situação que se apresentasse.

Como diz o mundo podia por fé naquilo que Jesus tivesse dito. Aliás por mera curiosidade a palavra fé vem do latim "Fide" que quer dizer exatamente isso: confiança.

Confie mais, entregue-se mais, vivencie mais, tenha mais intimidade com Ele, porque afinal Ele é digno de fé, de louvor, de glória e de adoração.

bjs
Lavínia Nalin

"O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons." - Martin
Luther King