sexta-feira, novembro 25, 2005

só prá terminar

Continuo gostando das igrejas pentecostais, mas com tudo isso fico sempre pensando, o homem é igual em toda parte, se a gente não escorrega num ponto, escorrega em outro mas nem por isso Deus deixa de nos amar e nos dirigir, essa é a graça Dele. Aos poucos ele vai trabalhando e nos moldando e transformando com um único objetivo, que estejamos ao Seu lado eternamente. Tenho certeza de que Ele vai completar a obra na vida do seu esposo e que logo vocês estarão congregando juntos, é a palavra não é mesmo? Crê no Senhor Jesus e será salvo tu e a tua casa, não tem por onde. Deus é fiel, ainda que nós sejamos infiéis, Ele é fiel não pode negar a Si mesmo. Ele começou a obra, ele termina, graças a Deus por isso.

Gente escrevi demais....rsrs.

Tanto tempo

Faz tanto tempo que não escrevo...mas esses dias o Daniel mandou um texto que despertou meu coração desse sono antigo, o texto dele falava sobre o fariseu e o publicano que se apresentaram diante do templo, um muito orgulhoso e o outro muito resignado.Lendo essa passagem foi impossível não recordar minha vida uns anos atrás e espero que Deus fale ao seu coração.
Um monte de gente me pergunta a mesma coisa (porque eu cortei meu cabelo e passei a me vestir de forma diferente) e compreendo perfeitamente a dúvida, aconteceram muitas coisas e vou te explicar. Desde que a gente se converteu lá no berçário e foi para a Igreja do pastor Matias (Jesus de Nazaré) eu nunca tinha tido dúvidas em relação a doutrina que era pregada, prá ser sincera sempre assumi como se fosse uma verdade e nunca questionei, nunca foi peso, creio mesmo que o Senhor me deu grande graça em relação a isso. Quando a gente saiu de lá e foi prá Assembléia continuei do mesmo jeito, e nesse período tive um sonho que eu recebia uma carta de crédito para trocar de carro, o nosso tinha sido roubado, não sei se você se lembra disso porque faz muito tempo, a gente estava sem dinheiro e com o nome sujo, porque a Jesus de Nazaré tinha suspendido o salário do Carlos Alberto sem avisar por causa daquele sujeito que se fez passar por advogado e nos caluniou, aí todos os cheques que a gente deu tinham voltado e tal.

Aparentemente estava tudo errado, mas o Senhor estava no controle de tudo como sempre. De noite eu estava bastante angustiada e falei pro Carlos Alberto que queria ir a uma Igreja e nós subimos o morro a pé, conforme fomos andando eu fui orando e falando com Deus no meu coração que eu nunca tinha passado por aquilo, que eu trabalhei a vida toda, que meu nome estava sujo, que os irmãos da igreja nem falavam mais conosco porque o pastor tinha proibido e que eu queria saber até quando ia aquilo e qual era o propósito Dele nesse sentido. Quando a gente chegou à igreja, o Carlos Alberto sentou do lado dos irmãos e eu com a Esther do lado das irmãs normalmente e a palavra que veio naquele dia foi sobre o nascimento de Jesus, Regia foi uma coisa impressionante, porque o Espírito de Deus tomou aquele irmão e ele começou a dizer sobre a irmã que tinha subido o monte falando com o Senhor em seu coração, foi a coisa mais linda, só o Senhor mesmo. Falou para a igreja sem me apontar, mas disse tudo o que eu tinha perguntado para Deus, falou sobre o meu nome sujo e comparou na palavra, que José e Maria tinham ido procurar abrigo e que ninguém mais queria dar, nós éramos imundos, ele ainda frisou várias vezes, o teu povo não quer saber mais de você e da sua família, teu pastor não quis saber de vocês, sua família te abandonou, seus amigos também, nem tua igreja te quer mais, mas o Senhor manda te dizer que ele não vai abrir uma porta, vai abrir uma porteira prá você passar e aquele povo que você considerava imundo e perdido, é esse o povo que Deus vai usar para te aquecer, assim como Deus mandou o calor dos animais para aquecer o lugar onde o filho Dele nasceria, assim Ele também vai usar aqueles que vocês desprezavam e julgavam para operar na sua vida e Deus manda te dizer minha irmã: Cristo vai nascer na sua vida, ele ainda não nasceu, mas Jesus vai nascer na sua vida, com o tempo você vai entender.

Eu chorei muito, tanto que a Esther pediu prá uma obreira vir me ajudar que ela achava que eu estava passando mal coitadinha, e a obreira ainda falou prá ela, fique calma meu bem é o Senhor falando com a sua mãe.
Isso foi o começo. Deus foi me incomodando para ir comprar o carro e eu falei para o Senhor de que jeito? Sem dinheiro e sem emprego?! Mas Ele tem seus meios, um dia nós fomos até uma loja da Fiat e começamos a ver os carros novos, ainda por cima!) e acabamos comprando sem entrada e sem comprovação de renda e nada e deixamos na mão de Deus se aprovassem a gente ia saber que era Dele porque não mentimos em nada e eles aprovaram, o detalhe é que tinha uma prestação enorme de R$600,00 dá prá acreditar, só sendo louco mesmo e nós fomos, naquela semana o Senhor me abriu uma porta para transcrever fitas para uma antropóloga da USP que estava fazendo um trabalho para a Casa de Cultura de Israel, a Marta, sobre o retorno dos judeus (vamos dizer assim para ficar mais fácil, como se fossem desviados) para Deus, judeus do mundo todo que foram ateus, que abandonaram o culto estavam todos voltando à fé. O meu trabalho era ouvir todas as entrevistas com os rabinos, só que eram rabinos conservadores, aqueles que andam de preto e não cortam a barba e tal. Comecei a ouvir, tive que aprender todos os termos em hebraico e todos os rituais e costumes para poder digitar e enviar para ela. O detalhe é que com isso fui aprendendo a Torá, que é o original da Bíblia, todos os termos e significados, durante 2 anos inteiros, conversei com judeus e li os textos e eles também citam a nossa Bíblia, mas o melhor de tudo foi o que aprendi sobre a lei. Porque esses judeus seguem a lei ao pé da letra, desde a purificação da comida, como costumes e vestes e relacionamento da família, conjugal e na igreja.
Um dia eles estavam falando sobre a necessidade de se cumprir a lei para se chegar a Deus e passei a fita para o Carlos Alberto ouvir também e eles falavam de quase tudo o que a gente fazia e aí abordaram sobre o fato de não se cumprir a lei, ou se cumpre tudo ou tudo porque senão é como se não estivesse fazendo nada. De noite o Carlos Alberto foi ler a Bíblia e pediu uma palavra para Deus e onde saiu? Em Gálatas 5, que diz:

5:1 Para a liberdade foi que Cristo nos libertou. Permanecei, pois, firmes e não vos submetais, de novo, a jugo de escravidão.
5:2 Eu, Paulo, vos digo que, se vos deixardes circuncidar, Cristo de nada vos aproveitará.
5:3 De novo, testifico a todo homem que se deixa circuncidar que está obrigado a guardar toda a lei.
5:4 De Cristo vos desligastes, vós que procurais justificar-vos na lei; da graça decaístes.
5:5 Porque nós, pelo Espírito, aguardamos a esperança da justiça que provém da fé.
5:6 Porque, em Cristo Jesus, nem a circuncisão, nem a incircuncisão têm valor algum, mas a fé que atua pelo amor.

Ele parou e me chamou e leu de novo e de novo e de novo e nós entendemos o que Deus queria falar conosco, nós tínhamos passado a seguir a lei, o sacrifício de Cristo não era o bastante mais, você me entende, porque se minha salvação estivesse baseada nos cabelos ou na saia do sacerdote o sacrifício Dele teria sido em vão. Eu poderia seguir como santificação, mas nunca como condição de salvação, a única coisa que tem poder para salvar um homem é o sacrifício de Cristo, mais nada, por isso era graça, por isso era favor imerecido, porque por mais que nós façamos nunca vamos alcançar a perfeição para ver a Deus, todo homem peca!

Mas aí nós começamos a estudar de verdade e fomos aprendendo um monte de coisas que não se ensina na igreja, como por exemplo, a respeito do cabelo, para os judeus a parte mais sensual do corpo de uma mulher é o cabelo, por isso até mesmo os filhos homens só podem ver o cabelo da mãe até os 12 anos, depois disso só vê a mãe com a cabeça coberta por lenço ou peruca. Teve alguns lugares que eles foram tão radicais que rasparam a cabeça das mulheres. Quando uma mulher está descoberta, como Paulo dizia, era porque quando uma mulher casada deixa que outros homens vejam seu cabelo está dizendo claramente que o marido não tem autoridade sobre ela como homem (que ela está disponível sexualmente falando), por isso que ela está desrespeitando a cabeça do casal, por isso não pode profetizar porque está desrespeitando o marido, como pode obedecer a Deus?
Isso é uma das coisas, têm tantas outras que seria preciso escrever um livro, mas o mais importante de tudo é que aprendi a não julgar ninguém por isso, hoje meu pensamento mudou nesse sentido, minha fé está posta somente em Deus, tomo o maior cuidado para não substituir o valor do sacrifício de Jesus por nada, continuo buscando a Deus, continuo orando, me consagrando, mas tendo a certeza de que não é nada do que eu faça que vai me justificar diante de Jesus, o que Ele fez é o que me justifica. Passei só a ser mais zelosa, fui fazer teologia para aprender mais sobre a palavra, estou me formando agora em novembro, passei a dar muito mais valor a palavra do que a revelação, mas não dispenso de jeito nenhum os dons de Deus, hoje prego a salvação de Deus, prego contra o pecado do mesmo jeito, mas tendo certeza de que tem coisas no coração do homem como Jesus disse que são muito mais perigosas do que sua aparência e deixo bem claro principalmente para a Esther, Estevão e mocidade que a graça de Deus não tem nada a ver com libertinagem, pecado é pecado e acabou. Deus é santo. Não é porque corto o cabelo que vou colocar calça debaixo do umbigo...rsrs isso é o que falo prá Esther e não deixo mesmo, nem queira usar sainha de 30 cm que só comigo morta...ainda bem que ela entende e não gosta disso também. Hoje a Esther entende que Deus é um Deus de equilíbrio, que nós temos que ser decentes e quem olhar para nós tem que ver no nosso comportamento, muito mais pelo nosso amor, ajuda, compreensão, fé fortalecida e apoio na hora da necessidade que somos crentes e estamos indo assim...o Senhor tem nos sustentado e tido misericórdia de nós, mas ainda há muito coisa prá mudar, principalmente no nosso caráter, no nosso temperamento, na vida toda não é isso?