sexta-feira, março 11, 2005

"Por que dura a minha dor continuamente, e a minha ferida me dói, e já não admite cura? Serias tu para mim como coisa mentirosa e como águas inconstantes?"
Jeremias 18:18

Quantas vezes não nos sentimos assim, no fundo do poço achando que Deus não se lembra de nós, não se compadece de nosso sofrimento, não escuta a nossa oração? Tudo isso porque não sabemos esperar com paciência. Paciência é um sentimento interessante, ele se firma na confiança e na experiência, experiência de quem já percorreu o caminho. Essa é uma das vantagens de caminhar no tempo de Deus, nós aprendemos o caminho.

Quando eu tinha uns 14 anos passava sempre correndo pela Praça da Sé, bem no centro de São Paulo, mas como sou míope tinha o costume de andar olhando para o chão (isso é um vício de quem usa óculos) e nesse período coloquei lentes de contato. Que coisa impressionante! Como não andava mais olhando para baixo descobri que na praça e os arredores existiam prédios belíssimos que eu nunca tinha percebido. Precisei olhar para a frente e para cima para descobrir, eu andava pelo caminho mas não o conhecia.
Quando estamos no fundo do poço é quase igual, tentando firmar os pés vamos olhando para as coisas terrenas cada vez mais e não percebemos que isso nos impede de olhar para o alto e pedir ajuda, que lindo texto o seu. Quando ressolvemos olhar para Deus e tomar uma atitude diante do mundo e crermos Nele apesar de toda a dificuldade tudo muda. Quando damos ouvidos à sua voz, podemos ver que Ele sempre esteve ali e ouvir a sua vontade "Se tu voltares, então te trarei, e estarás diante de mim; e se apartares o precioso do vil, serás como a minha boca; tornem-se eles para ti, mas não voltes tu para eles".

É necessário aprender o caminho, é necessário conhecê-lo detalhadamente, para não voltar atrás. Tenho certeza de que hoje, assim como eu, quando olha para trás fica pensando...como pude agir assim tendo um amor tão precioso? Essa é a vantagem de andar com Deus: conhecer o caminho e não largar da sua mão nunca, certos de que Ele nos ampara, Ele nos sustenta e sem Ele não somos nada.
Dependemos desse amor supremo.

Deus te abençoe mais a cada dia.

Lavínia

quinta-feira, março 10, 2005

Conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor
Oséias 6:3

Estive pensando nas últimas mensagens do Daniel (www.seminaristarevolucionario.blogspot.com) maravilhosas por sinal a cruz, gloriar-se somente na cruz, a injustiça da graça e agora o crescimento. Talvez eu esteja divagando muito, mas para mim é como se fossem todas encadeadas: olhar para a cruz de Cristo, reconhecermos nossa natureza tão pecaminosa, passarmos pelo reconhecimento de nossa limitação humana no que diz respeito à justificação pelas obras, passando assim pela glória da justificação da cruz e crescermos no conhecimento dessa pessoa tão maravilhosa que nos proporcionou o perdão imerecido.

Tudo isso me levou a Oséias, quando ele nos conclama "vinde e tornemos ao Senhor", como quem quer dizer voltemo-nos para Ele, porque ao mesmo tempo que permitiu que o pecado nos afastasse dele, criou também o remédio para nossas almas, ainda que estivéssemos como mortos, depois de "dois dias" nos daria a vida, "ao terceiro dia nos ressucitaria" e viveríamos diante Dele. E de que forma? Pela sua graça salvadora, meu amado, o Senhor memo o disse: Misericórdia quero e não sacrifício. Como alguém pode ficar preso a rituais de purificação, formalismos? Somente se não conhecê-Lo, se não conhecer esse amor, que tudo transforma, que excede todo entendimento. Quem ainda não passou pela glória da cruz, quem ainda não morreu para o mundo e o mundo também não morreu para ele, por isso está preso nos mecânismos que o mundo prega: que tudo tem um preço, seja o preço da dor, do flagelo, das obras inúteis. Como que alguém pode compreender que o mais terrível dos homens pode ser perdoado, sem pagamento? Imagine um criminoso que tenha uma pena de 30 anos para cumprir, é um foragido, a justiça está atrás dele através de seus oficiais, eles recebem seu endereço e vão até lá, quando batem na porta perguntam é aí a casa do Daniel, onde ele está? E quem os atende diz, está sobre a mesa, morto. Os oficiais dizem ah, então vamos embora e se retiram. É isso, exatamente isso.
A justiça só trata e só pune aos vivos, quem está morto está livre da lei. Nós estamos mortos, mortos em Cristo! Glória a Deus, fomos crucificados por meio Dele, nossa conta foi paga na cruz, por sua imensa graça recebemos sua redenção, somos transformados por Ele, essa é a glória da cruz.
Então conheçamos e prossigamos em conhecê-lo, Ele mesmo o disse: Buscai a mim e vivei, fora dele não há vida, fora dele não há redenção, não há salvação ou transformação, fora dele estamos fadados ao tormento eterno, mas Nele encontramos vida e vida em abundância, que experiência maravilhosa essa, de morrermos e nascermos por meio dele e para ele.
Não há vida melhor.

Deus te abençoe mais a cada dia.