sexta-feira, maio 20, 2005

Hoje no caminho para o trabalho vim lendo "O Supremo Chamado de Deus" de Abe C. Van Der Puy e o que mais me chamou a atenção foi exatamente a questão da tomada de consciência do homem em relação à grandiosidade de Deus. Ele usa a mesma passagem, segundo o autor nós passamos por uma preparação para podermos servir ao Senhor e nesse processo o primeiro passo é conhecê-Lo, para tanto é preciso:

1) Melhor conhecimento da grandeza e cuidado amoroso de Deus - muitos cristãos tem medo do presente e do futuro, quando se encontram em uma situação crítica murmuram e procuram desesperadamente uma saída para o problema. Eles não têm um conceito adequado de Deus, se tivessem suas preocupações iriam diminuir ou até mesmo desaparecer.

2) Muitos de nós tem hábitos pecaminosos e encontramos diversas desculpas para praticá-los, culpamos as situações e pessoas ao nosso redor, dizemos que a tentação é mais forte do que nossa carne, mas a melhor maneira de nos livrarmos desses hábitos pecaminosos é tendo uma visão de Deus em sua Santidade. Não há melhor incentivo para repelirmos as coisas erradas do que o ser convencido de que Deus quer que sejamos santos, e como Ele é santo, nos dará forças para superarmos o mal.

3) Muitos têm dificuldade em resistir ao engano das atrações do mundo, ficam encantados com elas, até gostariam de agir de modo diferente, mas elas os empurram para outra direção. O motivo disso é que não temos uma visão clara da glória e da beleza de Deus.

4) Outras pessoas acham difícil dizer "sim" à vontade de Deus, somos enganados e levados a pensar que a vontade de Deus irá nos colocar em caminhos maçantes e sem alegria, então pensamos que temos o direito de escolher entre fazer e não fazer a vontade do Senhor e ao pensar assim fica óbvio que não fomos convencidos do senhorio do nosso Deus.

Veja bem, Isaías passou por isso quando viu o Senhor, ao ver sua glória teve consciência do seu pecado e caindo só pode bradar "Ai de mim", ninguém que conhece verdadeiramente a Deus não toma consciência de seu pecado, de sua condição humana.Conhecer a Deus é uma experiência transformadora, conscientizadora, porque ela faz com que vejamos quem somos verdadeiramente. Jó também desfrutou dessa experiência quando disse: antes te conhecia de ouvir falar, mas agora os meus olhos te vêem, por isso me abomino, e me arrependo no pó e na cinza. Pedro quando voltou da pesca milagrosa prostrou-se aos pés de Jesus dizendo: Senhor retira-te de mim porque sou pecador. O apóstolo João na ilha de Patmos ao ver a glória de Deus disse: "Caí a seus pés como morto, mas ele pôs sua mão sobre mim e disse-me Não temas".

Quando conhecemos a Deus, quando o encontramos, cada um de uma forma, um nas drogas, outro na prostituição, outro nas desavenças da família, na fome, na angústia, todos passamos por esse processo de quebra, quebra do fascínio do mundo, dessa realidade virtual que o Daniel colocou, Deus nos dá consciência da nossa vida real e do quão passageira ela é e o mais importante nos dá consciência de nossa vida eterna, que pode ser ao lado Dele se quisermos.
Nunca é tarde demais para despertarmos, conheçamos e prossigamos em conhecê-Lo.

Nenhum comentário: