quinta-feira, maio 26, 2005

"Se te cansas correndo com homens que vem a pé como farás quando eles vierem a cavalo? Se tão somente em paz estás confiado, como farás quando a enchente do Jordão transbordar?".
Jeremias 12:5
Ontem São Paulo amanheceu submerso, literalmente afogado, tamanho o aguaceiro. Tem gente dizendo que foi a maior chuva nos últimos 38 anos e por aí vai.
Mas essa chuva toda só me fez lembrar uma coisa: "Se te cansas correndo com homens que vem a pé como farás quando eles vierem a cavalo? Se tão somente em paz estás confiado, como farás quando a enchente do Jordão transbordar?". O profeta Jeremias estava no maior estreito, imagine a situação daquele homem, o "único" que ouvia a voz de Deus no meio de um povo confuso que não queria dar ouvidos à voz do Deus verdadeiro por estar enredado por um mar de mentiras. Para poder ser usado dessa forma sem se corromper pelo mal que o cercava, esse homem tinha passado por um preparo duro, para poder aguentar a perseguição, o desprezo e tudo o que podia derrubá-lo.
As vezes quando estou ministrando para os jovens costumo falar para as meninas (sem preconceito por favor) se elas sabem de cor, na ponta da língua, quantas janelas a casa de sua mãe têm. É impressionante como elas não sabem, todas têm que parar e pensar na quantidade de cômodos para poder responder. E aí vem o diagnóstico: não estão prontas para casar.
Por favor não riam....é verdade! De quanto em quanto tempo as janelas de uma casa são limpas? A da sua casa? Eu mesma não sabia quando casei e descobri que tinha 6 lá me esperando....Não podia ficar cansada, nem passar para ninguém a tarefa da limpeza que eu não gostava de ajudar a minha mãe a fazer e agora eu mesma não tnha dinheiro para pagar alguém para fazer. Quando minha mãe me mandava fazer o serviço da casa, nunca entendi que Deus estava me preparando para algo que seria meu.
Há um ministério bem grande aqui em São Paulo, a esposa do pastor dirigente nos contou que quando era jovem e morava para os seus pais era encarregada de fazer o almoço para seus nove irmãos, sua família era enorme e ela reclamava muito porque além dos onze componentes da casa ainda vinham amigos e conhecidos do trabalho do pai, então tinha que ficar na cozinha por horas preparando e por mais meia dúzia de horas limpando!
Quando ela conheceu seu esposo e começaram logo a trabalhar na obra de Deus percebeu e compreendeu o que o Senhor tinha feito com ela. O ministério recebeu a benção de Deus e começou a crescer rapidamente e constantemente os pastores, obreiros, irmãos e irmãs vinham para sua casa para receber orientações, discutir diretrizes de como a obra deveria ser feita e o que acontecia? Todos almoçavam na sua casa. O que poderia ser um tormento para qualquer mulher para ela era cosquinha....tirava de letra, estava preparada para cozinhar para um batalhão e acabou sendo testemunho para os irmãos da igreja que a viam sempre disposta e pronta para tudo. Deu prá entender?
Deus faz o mesmo conosco de diversas formas, se estivermos sempre calmos, tranquilos, sem nenhum problema não vamos crescer, não vamos aprender nada. Mas se de vez em quando vier uma tribulação, uma dificuldade somos obrigados a pensar, somos obrigados a buscar no Senhor a direção, a força, a sabedoria em como resolvê-las, a providência, a graça, o sustento para nossas vidas, o apóstolo Paulo é um exemplo vivo disso, foi ele quem disse um dos versículos mais pronunciados pelos cristãos: "Tudo posso Naquele que me fortalece!. Tudo! Posso padecer fome, perseguição, angústia, dor, abandono, desprezo, frustrações, tudo! Sei que em tudo o Senhor me sustenta, é isso que ele está dizendo. E nós?
Se não enfrentarmos nenhuma dificuldade o que será de nós? Você já deve ter visto que quando vem uma enchente não dá tempo de fazer nada, apenas correr e salvar sua vida. As pessoas que vivem em locais onde as enchentes são frequentes aprendem a construir portas de contenção, mas também aprendem que quando a água começa a subir não há tempo de salvar nada a não ser a si mesmas.
A salvação, o aprendizado com Deus é um processo contínuo, todo dia temos algo para conhecer, para aprender, para ser fortalecidos, áreas de nossa vida que precisam ser tratadas, um processo para ser passado, tudo com um único propósito, nos tornar mais parecidos com Cristo, masi próximos Dele, mais resistentes às perseguições de satanás, mais sábios diante de suas astúcias, mais conhecedores de Sua palavra, de Suas promessas, de nosso destino se estivermos firmes.
Não sabemos como será o nosso futuro, não sabemos ou melhor, não temos conhecimento do tamanho do ministério que Deus reservou para nós amanhã. Pode ser um almoço para 20, 30 pastores, mas pode ser o ministério da palavra, pode ser o ministério de aconselhamento (você já reparou que só quem passou por tudo pode aconselhar?).
Aceite a vontade de Deus na sua vida sabendo que a vontade de Deus é perfeita, pura e agradável para nós, afinal de contas a benção de Deus enriquece e não acrescenta dores. Só experiência.

Nenhum comentário: