terça-feira, maio 24, 2005

Gente,

embora esse texto tenha sido dado para um irmão muito querido, o Senhor me tocou de compartilhá-lo com o seu coração.
Espero que edifique sua vida.
beijos
lavi
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
"... Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o viticultor.Toda vara em mim que não dá fruto, ele a corta; e toda vara que dá fruto, ele a limpa, para que dê mais fruto."João 15:1-2
Minha avó chamava-se Catarina, seu apelido em Ribeirão Preto onde morava era Dona Tutcha, não me pergunte o porquê, não tenho a mínima idéia. Acredito que fosse conhecida por mais da metade da cidade, primeiro por ser solícita e também por seu caráter, um misto de doçura e firmeza, sabia ceder mas sem perder seus princípios ou renegar sua origem. Minha avó era uma mulher da roça. Uma mulher admirável acredite.
No quintal dela onde passei momentos maravilhosos tinha uma arvorezinha não muito alta, 1.65m talvez, não chegava a dois metros com certeza, o detalhe é que essa figueirinha vivia cheia de figos, na época de figos é claro, falo isso porque só depois de adulta é que percebi que havia época prá se dar fruto afinal gente de cidade compra no mercado, lá não, no interior quando era época os carroceiros passavam durante o dia gritando de porta em porta e era muito lindo, porque seus carrinhos estavam todos verdes, todos amarelos, todos marrons conforme o tempo.
Na época da colheita minha avó fazia uns 200 kg de doce de figo em calda, era a sobremesa obrigatória, você abria a geladeira e estava lá o pote ou a tigela cheia de figos e aquilo para mim era uma coisa normal, até o dia que fui no sítio da Tia Nenzinha, irmã da minha avó, que ficava atrás da reserva florestal de Batatais, lá tinha uma figueira imensa, mas imagine imensa mesmo, a maior árvore que você possa ter visto na sua vida. Assim era a bendita. O povo da região dizia que se escondêssemos cem homens nos seus galhos nenhum deles poderia ser visto e dez homens de braços abertos não rodeavam seu tronco, uma enormidade que fazia com que a gente se sentisse minúsculo diante de tamanha fortaleza. Muitas vezes voltei lá e continue achando que era uma das maiores maravilhas da natureza até o dia que resolvi procurar figos nela e tive a grata surpresa de saber que ela nunca havia dado nenhum.
Impressionante é isso mesmo nenhum. Eu não me conformava com isso e fui perguntar como é que podia uma coisa dessas, uma figueira minúscula dava figo prá mais de ano como diz o povo e aquela monstruosidade não dava nada?!
Você tem idéia por que? Porque a bendita e enorme figueira nunca tinha sido podada. As árvores frutíferas tem que receber poda para poder produzir, a figueira pequenina da minha avó era podada todo ano por isso não crescia, por isso vivia carregada daqueles frutos que eu cheguei a ficar enjoada de tanto comer. Cada vez que minha santa avó ia lá e cortava seus ramos ela lançava mais fundo suas raízes, ficava mais forte, produzia mais seiva e dava mais figo. A outra em compensação cresceu à vontade, ficou linda é verdade, falada, notada por todos por ser majestosa, por ter porte, por ter aparência, mas na hora do fruto, nenhum.
Nós também somos assim, não somos? Podemos até ser pequeninos, viver de poda em poda, levando como o mundo diz um monte de lambada, de um lado e de outro, afrontas de toda espécie e todo tipo de perseguição, mas são as podas que nosso pai celeste nos dá, para que possamos dar fruto, fruto com perfeição e com abundância. Nada melhor do que sofrer por um Deus que não olha a aparência, que não se deixa enganar pelo porte ou pelo desempenho em qualquer atividade. Melhor de tudo é sofrer por um Deus que discerne as intenções dos pensamentos e do coração do homem, um Deus que vai no profundo, na nossa intimidade, que sonda todos os nossos sentimentos, conhece nossas limitações e sabe como trabalhar em nós.
Bom é confiar nele, descansar nele, sabendo que sua mão precisa não nos machucará, antes fará de tudo para que nossas raízes ao contrário da natureza humana, não busque forças na terra, mas busque forças e esteja firmada na Rocha que é Cristo, que coisa maravilhosa.
Fique em paz, haja o que houver tenha paz no seu coração, saiba que o Senhor te chamou e te escolheu para uma grande obra, você tem muito, mas muito valor para ele. No tempo certo e determinado irá te exaltar sobre a terra, de forma que todos saibam, tremam e temam pelo poder do Senhor na sua vida, de maneira que todos, todos os povos venham e saciem a sua fome, sabendo que no abrir da sua boca há fruto, há alimento, alimento verdadeiro que vem do altar de Deus.
Sem mistura.
com carinho
Lavinia Nalin
Igreja Cristã Época da Graça
http://www.missionarylavi.blogspot.com./

Nenhum comentário: