terça-feira, agosto 09, 2005

Mãozinhas

Outra vez me vem a mente a mesma passagem em Jeremias 15: 18 a 21:

"Por que dura a minha dor continuamente, e a minha ferida me dói, e já não admite cura? Serias tu para mim como coisa mentirosa e como águas inconstantes?
Portanto assim diz o SENHOR: Se tu voltares, então te trarei, e estarás diante de mim; e se apartares o precioso do vil, serás como a minha boca; tornem-se eles para ti, mas não voltes tu para eles.
E eu te porei contra este povo como forte muro de bronze; e pelejarão contra ti, mas não prevalecerão contra ti; porque eu sou contigo para te guardar, para te livrar deles, diz o SENHOR.
E arrebatar-te-ei da mão dos malignos, e livrar-te-ei da mão dos fortes."

Quantos de nós não vêem sua vida como a de seu amigo, que imagem terrível e forte, um quebra-cabeça com suas peças espalhadas no chão e sem saber como começar, mas ela me faz lembrar uma história verídica que se passou na antiga União Soviética (URSS) com uma professora.
Na antiga URSS numa classe de educação artística, a professora para avaliar os alunos pediu que fizessem um desenho livre, os alunos todos correram prá aproveitar a oportunidade e começaram a desenhar. Passou o tempo e eles sabiam que ao tocar o sinal teriam que entregar imediatamente as provas e não haveria uma segunda chance.
A professora caminhava e olhava cada desenho atentamente. Durante esse processo percebeu que um dos meninos não desenhava nada. Todos foram entregando as provas, um por um. Quando bateu o sinal, ele estava ali só, com a folha em branco. A professora se aproximou e lhe perguntou porque não tinha desenhado nada e ele lhe respondeu:
- Sabe professora, nesta folha eu vejo um lindo lago azul, nele os elefantes bebem água, os pássaros no céu azul voam de um lado para o outro enquanto a luz do sol bate nas montanhas ao fundo, mas..... (estendendo as mãozinhas) elas não ajudam! Chorou silenciosamente.
A professora abraçou-o, pegou a folha e mandou-o para o recreio, anotando "10". Quando foi questionada pela pedagoga da escola o motivo, simplesmente respondeu: "Não se pode reprovar um poeta!". Aquela mulher ganhou o prêmio de melhor professora do país!

Quantas vezes olhamos para nós mesmos e diante de nossa incapacidade, sentindo o peso de nossos pecados, nossas falhas e omissões sentimos o mesmo que Jeremias: Por que dura a minha dor continuamente, e a minha ferida me dói, e já não admite cura? Serias tu para mim como coisa mentirosa e como águas inconstantes? Pensamos que Deus se esqueceu de nós, que fomos reprovados eternamente, que não poderemos recorrer. O peso de nossas escolhas nos faz pensar assim. Mas o Senhor diz: "Se tu voltares, então te trarei, e estarás diante de mim; e se apartares o precioso do vil, serás como a minha boca; tornem-se eles para ti, mas não voltes tu para eles." Se dermos um único passo em sua direção. Se fizermos como aquele filho pródigo "levantar-me-ei e irei ter com meu Pai". Ele se voltará para nós, limpará nossos lábios como os de Isaías foram limpos com a tenaz do Seu altar, seremos como a Sua boca, proclamando sua vontade, sua libertação, sua salvação. Os povos desta terra se voltarão para nós encontrando abrigo, refúgio, descanso e vida. Eles virão para o nosso caminho, o caminho do Senhor, mas nós não voltaremos mais para os caminhos que eles percorrem, um caminho de dor, de morte, de perdição eterna.
Uma vez nos braços do Pai, uma vez centrados em sua vontade, firmados em sua palavra, não temeremos o mal que pode nos fazer o homem,não, porque o mundo se levantará contra nós, mas não prevalecerá contra nós porque o Senhor é conosco para nos guardar, podem pelejar, podem lutar, mas o Senhor é o nosso escudo, a nossa fortaleza, o Senhor vai adiante de´nós, seu Espírito arvorará uma bandeira, porque Ele, o Senhor dos Exércitos está no nosso meio, vencedor, poderoso na batalha, quem poderá detê-Lo?
Ele nos livrará da mão do inimigo, como Sadraque, Mesaque e Abedenego foram libertos do fogo da fornalha ardente, como Daniel do poder dos leões, nos arrebatará da mão do maligno como Mardoqueu da mão de mau Hamã....
Nossa dor admite cura, nossa dor admite tratamento, o tratamento vindo das mãos do Mestre, que moldam, limpam, aperfeiçoam, que dirigem, que levam ao cumprimento de suas promessas. Realmente nenhum trabalhar de Deus é sem propósito, tudo é feito para o nosso bem e para glória de Seu nome, ainda que nossas mãozinhas não ajudem....

Descanse no amor de Deus nessa tarde,

com carinho
Lavínia Nalin
Igreja Cristã Época da Graça
www.missionarylavi.blogspot.com

3 comentários:

Daniel Dantas Lemos disse...

eu sei q a vida deve estar dura, eu sei q o tempo deve estar curto... mas sinto falta de sua companhia virtual... ainda mais nesses dias difíceis.

Anônimo disse...

I'm impressed with your site, very nice graphics!
»

Anônimo disse...

Great site loved it alot, will come back and visit again.
»