terça-feira, maio 03, 2005

"A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo teu corpo terá luz;"
Mateus 6:22

Aqui onde trabalho temos uma equipe que incentiva a prática de ginástica laboral. Aquela que é prá você não adquirir nenhuma moléstia causada por movimentos repetitivos, como a tendinite, má postura e coisa e tal. Todas as terças e quintas-feiras, eles chegam aqui fazendo o maior barulho possível tentando animar o povo. É um horror. Eles passam de mesa em mesa e ficam "vamos, vamos, vamos" e a maior parte do pessoal nem se mexe. Mas hoje tivemos uma série de exercícios diferentes, exercícios que envolviam duplas, nada pior que isso. Ninguém gosta de pagar mico fazendo exercício com o colega de trabalho do lado. Todo mundo sempre ri da sua cara. E qual foi a dupla da qual riram mais? A minha é óbvio. Porque os exercícios exigiam confiança no parceiro e meu parceiro tinha medo de cair. Resultado, entre escorrega e segura mão para não despencar todas as outras duplas ficavam nos esperando para o próximo exercício e o que é pior nos chamando. Levou um tempão, mas conseguimos, segurando firme na mão do Dimitri e olhando bem nos seus olhos disse: Precisa confiar em mim, não vou te deixar cair. Contamos até 3 e soltamos o peso do corpo juntos, um de cada lado, como um V, unidos com uma única mão e o outro braço estendido para o nada.
Depois de todo o medo descobrimos que era uma delícia e ninguém queria fazer mais nada....

Tudo isso me fez pensar em nós, em Deus e nos textos que o Daniel nos mandou nesses últimos dias, todos relacionados a nossa forma de ver as coisas e fiquei meditando nessa passagem em Mateus que diz que a candeia do corpo são os olhos, se eles forem bons, todo o teu corpo terá luz. Você já notou como existe vários tipos de trevas que podem embaçar nossa visão? O pior de todos é o medo. Medo é falta de confiança. Quando o Dimitri não soltava o corpo para que eu o segurasse temia que eu o deixasse cair, não confiava que eu tivesse força para sustentá-lo. Assim somos nós com Deus, muitas vezes o Senhor nos faz praticar exercícios de confiança onde temos que soltar nosso corpo, nossa vida literalmente nas suas mãos e confiar. Mas e o medo? Medo Dele nos largar, medo Dele não nos sustentar, medo de cairmos, medo de pagarmos o mico, medo do Senhor nos envergonhar. Existe uma frase do mundo que diz que devemos olhar como? Com bons olhos! E o que é olhar com bons olhos senão confiar? Confiar, esperar o melhor, não duvidar, saber que seja lá o que for que estiver reservado para nossas vidas é o melhor, porque Deus só faz o melhor para os seus filhos, mesmo que você só entenda no final. Por isso que tá lá escrito: O final das coisas é melhor do que seu princípio. Porque conseguimos entender a finalidade, o porque de tudo a que o Senhor nos submeteu, qual era a sua intenção. Intenção essa que era boa, intenção de nos fazer crescer, intenção de nos deixar mais fortes, sem os vícios de postura que podem nos fazer mal, como na ginástica.

Mas e se nossos olhos forem trevas? Quão profundas essas trevas, hein? Falta de confiança em Deus nos faz tropeçar e aí aquele medo medonho (porque é medonho mesmo) que tínhamos de cair é justamente o que nos acontece,falando sério: se você não confiar em Deus vai confiar em quem, em você mesmo? Tem certeza? Porque aí com certeza o fiasco é certo, nosso coração é enganoso, olhamos a aparência e não o interior, somos tendenciosos, nosso julgamento é falho! Lembre-se do que está em Coríntios; "O amor não suspeita mal". Pare de pensar mal sobre Deus, pare de ouvir o medo que a sua carne tem de cair, olhe bem nos olhos de Cristo e ouça a sua voz te dizendo hoje: "Precisa confiar em mim, não vou te deixar cair!" Deixe que Ele segure firme na sua mão e solte o seu corpo, solte a sua vida, abandone os vícios de postura que você tem, acredite é o melhor para o seu amanhã. Se você ainda está com olhar cheio de trevas guarde no seu coração o que o profeta Isaías disse "quando estiver em trevas e não houver luz nenhuma, firme-se no Senhor e confie no seu Deus."

Abra os braços e sinta o prazer infinito de ser sustentado por Aquele que tudo pode, e descubra que é uma delícia, você com certeza não vai querer fazer mais nada além disso.

Que os exercícios que o Pai celestial tem praticado com você te tornem mais fortes na fé e confiantes na sua palavra e no poder que o Seu nome encerra.

Fiquem com Deus.

Nenhum comentário: